Apresentação

Tendo como tema A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO LABORATÓRIO NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a colaboração da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), realizou o XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), que teve como objetivo refletir sobre a biblioteca universitária como laboratório de ensino, voltado para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e o avanço do conhecimento técnico e científico.

A definição da estrutura temática do programa técnico-científico do XVII SNBU contemplou quatro eixos gerais, que agrupam uma série de áreas específicas, como segue: Construção e Comunicação da Informação; Organização, Preservação e Acesso à Informação; Recuperação, Disseminação e Uso da Informação; e, Gestão da Biblioteca Universitária.

O primeiro eixo "Construção e comunicação da informação" corresponde a dois dos processos informacionais propriamente ditos, identificando a matéria-prima do laboratório da biblioteca universitária.

O segundo eixo "Organização, preservação e acesso à informação" diz respeito especificamente à atuação da biblioteca em relação aos documentos, representa, em nossa analogia com o laboratório, a identificação e o preparo da amostra para a experiência da biblioteca universitária.

O terceiro eixo "Recuperação, disseminação e uso da informação" corresponde igualmente à atuação da biblioteca. Todavia, agora, não em relação aos documentos, mas em relação aos usuários. Há de se ressaltar que, em que pese a obviedade, o usuário estava lá no eixo anterior, direcionando todos os critérios adotados nas políticas e procedimentos, mas o contato, direto, era com os documentos. No eixo três, a ênfase é distinta, é na atuação que envolve ou busca promover o envolvimento dos usuários com os produtos e serviços de informação oferecidos pela biblioteca universitária. Este eixo relaciona-se também diretamente com o primeiro, quando trata do outro processo informacional por ele não contemplado, o uso da informação.

Por fim, o quarto eixo, "Gestão da biblioteca universitária", contempla todos os processos e aspectos administrativos, que viabilizam e qualificam a atuação junto à comunidade universitária. Aqui, o desempenho do laboratório é o foco da atenção.

Quanto à estrutura das atividades, no período da manhã, foram realizadas as sessões plenárias constituídas de conferências e palestras proferidas por profissionais e pesquisadores com destacado reconhecimento em sua área de atuação. No turno da tarde, foram realizadas as sessões temáticas, contendo as apresentações orais e de pôsteres das contribuições cujo mérito foi reconhecido por intermédio de pareceres realizados por especialistas de todo o país.

Desse modo, estes anais contemplam o conteúdo das apresentações realizadas nas sessões plenárias, bem como, os textos completos e os resumos expandidos das sessões temáticas, por eixo e subtemas.

Esses anais refletem o esforço de toda a comunidade de profissionais com atuação em bibliotecas de instituições de ensino superior, que aos se engajarem quer pela participação, quer pela produção, fizeram do Evento um momento de desenvolvimento enriquecimento técnico-científico nacional.

A Coordenação da Comissão Técnico-Científica expressa seus agradecimentos à Comissão Executiva, aos membros da Comissão Técnico-Científica, aos pareceristas, aos convidados e aos bibliotecários universitários brasileiros por seu inestimável apoio!

Letícia Strehl
Jussara Pereira Santos
Coordenação da Comissão Técnico-Científica