Mensagem da Presidente

É com profunda satisfação que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a colaboração da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, recebe de 16 a 21 de setembro de 2012 na encantadora cidade de Gramado os participantes do XVII SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS - SNBU.

O tema central deste evento, A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO LABORATÓRIO NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, o coloca em completa sintonia tanto com o fazer e pensar das Universidades quanto com o espaço que o acolhe, o Rio Grande do Sul, que tem sido solo mundial de discussões sociais em torno do desenvolvimento, dos avanços científicos e tecnológicos em um panorama de sustentabilidade.

Desde 1978 o SNBU vem promovendo o encontro e estreitando laços entre os profissionais que atuam nas bibliotecas universitárias brasileiras, alcançando um nível de maturidade que o converteu no maior e mais importante evento na área da ciência da informação no campo acadêmico.

Propondo-se a refletir sobre a biblioteca universitária como laboratório, voltada para o desenvolvimento de competências informacionais e de pesquisa, com papel atuante na identificação e no acesso às informações necessárias para a formação profissional e avanço do conhecimento técnico e científico, o XVII SNBU espera cumprir o seu papel de fórum de debate e aprimoramento profissional.

A cidade de Gramado acolhe todos os participantes do XVII SNBU em sua atmosfera envolvente, na charmosa serra gaúcha, com a beleza da natureza, sua excelente infra-estrutura, a famosa gastronomia e o calor do povo gaúcho.


Viviane Carrion Castanho
Presidente da Comissão Organizadora do XVII SNBU