Avaliação de Bibliotecas Universitárias como instrumento de gestão: metodologia, processos e produtos.

Horário: 14h - 18h
Número de vagas: 45

Ementa: Biblioteca universitária brasileira: Panorama e Cenários. Avaliação de bibliotecas universitárias como atividade de gestão e planejamento. Avaliação de Bibliotecas: Indicadores de Administração (desenvolvimento institucional, planejamento/avaliação, recursos humanos, espaço físico, funcionamento, infraestrutura, segurança e condições ambientais). Indicadores de Contexto acadêmico (integração das bibliotecas com os projetos acadêmicos dos cursos). Indicadores de Formação, Processamento Técnico e Desenvolvimento das Coleções (seleção, aquisição, tratamento e condições de acesso às coleções). Indicadores de Serviços aos usuários (serviços prestados e satisfação do usuário). Avaliação de Bibliotecas Universitárias: Metodologia (Delimitação do campo de pesquisa, etapas e técnicas de pesquisa).
Objetivo: Capacitar/atualizar profissionais bibliotecários na ação gerencial de avaliação de bibliotecas universitárias
Conteúdos:
- Biblioteca universitária brasileira: situação atual e cenários futuros.
- Avaliação como atividade gerencial e de planejamento.
- Avaliação de Bibliotecas Universitárias - Indicadores.
- Avaliação de Bibliotecas Universitárias - Metodologia (Delimitação do campo de pesquisa, etapas e técnicas).
- Avaliação de Bibliotecas Universitárias - Processos e Produtos.
Metodologia e Recursos: Aulas expositivas e dialogadas.

Ministrante Eliany Alvarenga de Araújo.

Doutora em Ciência da Informação. Mestre em Biblioteconomia. Professora Titular em Fundamentos Epistemológicos da Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia-FACOMB, da Universidade Federal de Goiás-UFG. Pesquisadora das temáticas de Planejamento e gestão de bibliotecas, Competência Informacional em contextos educacionais, Ética da Informação e Gestão da Informação em contextos organizacionais.

Bibliografia indicada:
ARAÚJO, E. A., FERREIRA JUNIOR, A. A., REZENDE, L. V. R., SILVA, L. C. da. Análise de Tendências no contexto do Sistema de Biblioteca/SIBI, da Universidade Federal de Goiás/UFG: Preparando o futuro. Valparaíso: Congresso Internacional de Bibliotecas Universitárias, 2011.
LUBISCO, N. M. L. Biblioteca Universitária Brasileira: Instrumento para seu planejamento e gestão, visando à avaliação do seu desempenho. Salvador: FAPESP/BA, ICI/UFBA, 2009. 59 p.
LACOMBE, F. HEILBORN, G. Administração: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
QUIN, R., THOMPSON, M. FAERMAN, S., McGRATH, M. Competências Gerenciais: Princípios e aplicações. 3. ed. , São Paulo: Campus, 2003.