Política de indexação de assuntos para bibliotecas universitárias

Horário: 14h - 18h
Número de vagas: 45

Ementa: A política de indexação enquanto decisão administrativa estratégica para otimização de serviços e racionalização de processos em sistemas de recuperação da informação: sua função e metodologia no âmbito de sistemas de recuperação da informação. O contexto administrativo de bibliotecas universitárias e seu papel na socialização do conhecimento; elementos para a definição da política de indexação; análise de procedimentos de indexação; a elaboração do manual de política de indexação.
Objetivos: Demonstrar a importância do estabelecimento de uma política de indexação para o sistema de recuperação da informação. Familiarizar o profissional com os elementos de política de indexação e com os manuais de indexação. Conscientizar o profissional sobre a importância do indexador para o desenvolvimento da política de indexação.
Conteúdos:
- Política de indexação em perspectiva gerencial de sistemas de informação
  Elementos para uma política de indexação
  A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias
- A indexação para a catalogação em bibliotecas universitárias
  A análise de assunto para a identificação e a seleção de conceitos: a metodologia do modelo de leitura documentária para indexação
  Linguagens documentárias alfabéticas para a representação documentária
- A elaboração de um manual de política de indexação para bibliotecas universitárias

Ministrante Mariângela Spotti Lopes Fujita

Concluiu o doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo em 1992 e realizou os concursos de Livre Docência em Análise Documentária e Linguagens Documentária Alfabéticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Campus de Marília em 2003 e de Titular em Leitura Documentária e Indexação em 2010. Atualmente é Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da UNESP, realizando atividades de docência na graduação nas disciplinas Indexação , Leitura Documentária e Metodologia do Trabalho Científico . Na Pós-Graduação é docente credenciada como orientadora e pesquisadora atuando na linha de pesquisa Produção e Organização da Informação do Programa em Ciência da Informação (PPGCI) da UNESP. Como Pesquisadora atua nos Grupos de Pesquisa "Análise Documentária" (líder de 1993 a 2008), TEMMA (membro desde 1993) e "Organização do conhecimento para recuperação da informação" (membro desde 2006). Desenvolve atividades de pesquisa na UNESP com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2 (desde 1993 até fevereiro 2010) com renovação da bolsa aprovada para o período 2010-2014 e mudança de nível para 1C. É membro das Sociedades Científicas de sua especialidade: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB e do Capítulo Brasileiro da International Society for Knowledge Organization ISKO, no Brasil e no exterior da International Society for Knowledge Organization ISKO. É autora do livro PRECIS na língua portuguesa: teoria e prática de indexação . Profissionalmente atuou como Coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas da UNESP de abril de 1999 a janeiro de 2005. Foi Membro da Comissão Permanente de Avaliação da UNESP; Membro do Conselho Editorial de Periódicos Científicos da UNESP, Assessora do Gabinete do Reitor da UNESP e Vice-Coordenadora do PPGCI da UNESP- Campus de Marília. Atualmente é Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Campus de Marília ; Membro da International Society of Knowledge Organization -ISKO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação ANCIB. É parecerista ad hoc de agências de fomento e participa como revisora e membro de Comitês Científicos de periódicos científicos em Ciência da Informação no Brasil e no exterior.

Bibliografia Indicada:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12676: métodos para análise de documentos - determinação de seus assuntos e seleção de termos de indexação. Rio de Janeiro, 1992. 4 p.
BOCCATO, Vera Regina Casari, FUJITA, M. S. L.; GIL LEIVA, I. Avaliação comparada do uso de linguagens de indexação em catálogos de bibliotecas universitárias para recuperação por assunto. Scire (Zaragoza), v.17, p.55 - 64, 2011.
CARNEIRO,M.V. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG (Belo Horizonte), v.14, n.2, p:221-241, set. 1985.
CHAUMIER, J. Indexação: conceito, etapas, instrumentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (São Paulo), v. 21, n.1/2, p. 63-79, jan./jun. 1988.
DIAS, E. W., NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2007. 116 p. (Estudos avançados em Ciência da Informação, 3).
Fujita, M. S. L. Aspectos evolutivos das bibliotecas universitárias em ambiente digital na perspectiva da Rede de Bibliotecas da UNESP. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 15, n. 2, 2005. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2006.
FUJITA, M. S. L. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para indexação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 1, n. 1, jul. 2003. Disponível em: http://bibli.fae.unicamp.br/revbib/index.html
FUJITA, M. S. L. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v.1. p.104.
FUJITA, M. S. L., BOCCATO, Vera Regina Casari, RUBI, M. P. A política de indexação elaborada por catalogadores: um estudo de observação participante em cursos de capacitação In: Limites, fronteras y espacios comunes: encuentros y desencuentros en las ciencias de la información ed.Badajoz : Universidad de Extremadura, 2011, p. 90-102.
FUJITA, M. S. L., RUBI, Milena Polsinelli, BOCCATO, Vera Regina Casari O contexto sociocognitivo do catalogador em bibliotecas universitárias: perspectivas para uma política de tratamento da informação documentária. Datagramazero (Rio de Janeiro), v.10, p.1 - 24, 2009.
FUJITA, M. S. L.; AGUSTIN LACRUZ, M. Del C.; GÓMEZ DIAZ, R. A situação atual da indexação nas tarefas bibliotecárias. Perspectivas em Ciência da Informação (Belo Horizonte), v. 17, p. 94-109, 2012.
GIL LEIVA, I. Manual de indización. Teoría y práctica. Gijón: Trea, 2008.
GIL LEIVA, I., RUBI, Milena Polsineli, FUJITA, M. S. L. Consistência na indexação em bibliotecas universitárias brasileiras. Transinformação (Campinas), v.20, p.233 - 254, 2008.
LANCASTER, F.W. Indexação e resumos:teoria e prática. 2.ed. Tradução de Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. Tradução de: Indexing and abstracting in theory and practice.
RUBI, M. P.; FUJITA, M. S. L. Elementos de política de indexação em manuais de indexação de sistemas de informação especializados. Perspectivas em Ciência da Informação (Belo Horizonte), v. 8, n. 1, jan./jun. 2003.