Bibliotecas Universitárias: Avaliação do MEC/INEP.

Horário: 08h - 12h
Número máximo de participantes: 45

Ementa: A biblioteca universitária e os processos de regulação do ensino superior (MEC/INEP): credenciamento e recredenciamento; autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Legislação, instrumentos de avaliação (constantes mudanças), formulário eletrônico e visita in loco pela comissão de avaliadores ad hoc. A prática do bibliotecário nos processos e sua relação com a gestão das bibliotecas universitárias.
Objetivo: Contribuir para que os bibliotecários, atuantes em instituições de ensino superior, trabalhem com autonomia e segurança no que diz respeito aos processos avaliativos do MEC/INEP.
Conteúdos:
- Regulação do ensino superior (faculdades, centros universitários e universidades).
  Credenciamento institucional.
  Recredenciamento institucional.
  Autorização de cursos.
  Reconhecimento de cursos.
  Renovação de reconhecimento de cursos.
- Biblioteca e sua "aparição" nos documentos institucionais: PDI, PPC e Avaliação da CPA.
- Biblioteca e a avaliação do MEC.
  Protocolo dos processos.
  Preenchimento do Formulário Eletrônico (FE).
  Atualização dos PPCs.
  Cronograma da avaliação.
  Visita in loco (comissão de avaliadores ad hoc).
  Cruzamento de informações (E-mec, censo, etc.)
  Resultados final da avaliação: relatório preliminar até publicação oficial.
  Diligência, protocolo de compromisso, termo de saneamento, etc.
Metodologia e Recursos: Aula expositiva com recursos de multimídia (com acesso à Internet). Navegação em ambientes virtuais (sistema de gestão da avaliação MEC/INEP, instrumentos e cronograma da avaliação, dentre outros).

Ministrante: Miriam Queiroz Rocha

Bibliotecária e docente no ensino superior privado. Formação em Biblioteconomia e Documentação pela UNIRIO, pós-graduação na área de Educação/Ensino Superior. Diretora da Biblioteca Central do Centro Universitário do Norte Paulista. Atua na implantação e gestão de bibliotecas universitárias (BUs) desde 1989 e no desenvolvimento de projetos de informatização de acervos e serviços. Presta serviços de consultoria e assessoria, com ampla experiência no gerenciamento de processos de regulação do ensino superior privado: credenciamento e recredenciamento institucional, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Ministra palestras e cursos (inclusive in company). Docente do Programa de Capacitação Técnica e Gerencial (cursos à distância FEBAB).

Bibliografia indicada:
AVALIAÇÃO das instituições de educação superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional. Acesso em: 20 maio 2012.
AVALIAÇÃO dos cursos de graduação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino. Acesso em: 20 maio 2012.
AVALIAÇÃO dos cursos de graduação: instrumentos. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino-manuais. Acesso em: 20 maio 2012.
AVALIAÇÃO dos cursos de graduação: cronogramas de avaliação. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/cronogramas-de-avaliacao-2012. Acesso em: 20 maio 2012.
AVALIAÇÃO institucional: instrumentos. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional-instrumentos. Acesso em: 20 maio 2012.
AVALIAÇÃO institucional: cronograma de avaliação institucional externa. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/cronograma-2012. Acesso em: 20 maio 2012.
LEGISLAÇÃO e normas da educação superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional-legislacao. Acesso em: 20 maio 2012.