Mapeamento da produção institucional com ferramentas bibliométricas

Horário: 14h - 18h
Número vagas: 45

Ementa Objetivos, delimitação de estratégia e definição de resultados. Obtenção de dados (fonte e expressão de busca). Transferência e manipulação de dados. Definição e geração de indicadores. Análise e visualização.
Objetivo: Apresentar aspectos metodológicos relevantes para análise de produção científica institucional
Conteúdos:
Apresentação dos passos metodológicos que envolvem uma análise de dados da produção científica de uma instituição, buscando ilustrar com exemplos concretos as problemáticas específicas envolvidas em cada etapa especificada na ementa.
Metodologia e Recursos: Aula expositiva, com apresentação em PowerPoint.

Ministrante: Rogério Mugnaini

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor doutor do curso de graduação em Gestão de Políticas Públicas da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), área de concentração de Métodos Quantitativos e Políticas Públicas. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECA-USP. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, avaliação de produção científica, indicadores e bases de dados. Exerceu atividade profissional na SciELO, onde desenvolveu o módulo automático de bibliometria. Tem atuado em projetos nacionais e internacionais de avaliação de produção científica.

Bibliografia indicada:
MUGNAINI, R.; JANNUZZI, P. M.; QUONIAM, L. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, 2004.
PINTO, A. L. ; MATIAS, M. . Indicadores científicos e as universidades brasileiras. Informação & Informação (Cessou em 2002), v. 16, p. 1-1, 2011.

SILVA, M. R. da ; HAYASHI, C. R. M.; Hayashi, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios aos especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, p. 110-129, 2011.
VANZ, Samile ; Stumpf, Ida Regina Chittó . Colaboração científica: revisão teórico-conceitual. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso), v. 15, p. 42-55, 2010.