Novo perfil dos clientes de Bibliotecas Universitárias: geração digital e serviços

Horário: 14h - 18h
Número de vagas: 45

Ementa: Estudo das Gerações. Reflexão e caracterização das gerações baby boomer, x, y,z e outras denominações. Biblioteca universitária: clientes ou usuários? Fidelização de Clientes. Desenvolvimento de novos recursos e serviços na Biblioteca Universitária.
Objetivo: Espera-se que os participantes entendam o novo perfil dos clientes de bibliotecas universitárias através do Estudo das Gerações e capacitá-los para o uso dos recursos web.2 no desenvolvimento de novos serviços e produtos de informação.
Conteúdos:
- Estudo das Gerações
- A Geração Digital
- Competência informacional
- Serviços digitais: síncronos e assíncronos
Metodologia e Recursos: Aula expositiva.com projeção de slides. Apresentação de vídeos.
Planejando um serviço ou produto digital de biblioteca (em grupos). Discussão e troca de experiências.

Ministrante Rosa Maria Andrade Grillo Beretta

Gerente de Informações - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP. Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação, FESPSP 2011; Complementação em Didática e Prática de Ensino do Superior - FESPSP, 2010; MBA em Gestão Universitária - Universidade São Marcos - 1995/96 - Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Histórico Profissional: - Fundação Escola de Sociologia de São Paulo - FESPSP - Gerente de Informação
- Grupo Editorial Nacional - GEN (*Editoras Guanabara Koogan, Santos, LTC, Forense, Forense Universitária, Método, EPU, Rocca e AC Farmacêutica.) - Bibliotecária Consultora; - Centro Universitário São Camilo - Supervisora do Sistema de Bibliotecas; - Universidade São Marcos - Diretora de Bibliotecas; - Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU - Bibliotecária Chefe. Outras atividades: - Vice - Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª região - CRB/8 - 2003/2005; palestrante em diferentes eventos da área de biblioteconomia; ministra cursos de capacitação para bibliotecários e técnicos. Consultora na área Biblioteca Universitária.

Bibliografia indicada:
FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco de. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a Geração Digital na mídia impressa brasileira. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 5, n. 13, p.11-25, jul. 2008.
MUCHERONI, Marcos Luiz; SILVA, José Fernando Modesto da. Arquitetura de redes de colaboração. In: VALLS, Valéria Martin; VERGUEIRO, Waldomiro. Tendências contemporâneas na gestão da informação. São Paulo: Sociologia e Política, 2011. p. 93-108.
RANGANATHAN, S.r.. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet Lemos, 2009. 336 p.
RESENDE, Erica Dos Santos. O Bibliotecário e a Evolução do Serviço de Referência na Biblioteca Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, 24., 2011, Maceió. Anais do Congresso CBBD. Maceió: Cbbd, 2011. p. 01 - 08. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2012.
SALA, Xavier Bringué; CHALEZQUER, Charo Sádaba (Org.). A geração interativa na Ibero-América: crianças e adolescentes das telas. Madri: Ariel, 2009.
SANCHEZ-CUADRADO, Sonia; GONZALEZ, José Antonio Moreiro; LARA, Jorge Morato. Las redes sociales y la diseminación del conocimento. In: VALLS, Valéria Martin; VERGUEIRO, Waldomiro. Tendências contemporâneas na gestão da informação. São Paulo: Sociologia e Política, 2011. p. 79-91.
VALLS, Valéria Martin; SOUZA, Adriana Maria de; BERETTA, Rosa Maria Andrade Grillo. Fidelização de clientes de serviços de informação: o uso do CRM como estratégia gerencial. In: VALLS, Valéria Martin; VERGUEIRO, Waldomiro. Tendências contemporâneas na gestão da informação. São Paulo: Sociologia e Política, 2011. p. 7-27.
WEINBERGER, David. A nova desordem digital: os novos princípios que estão reinventando os negócios, a educação, a política, a ciência e a cultura. São Paulo: Elsevier, 2007. 273 p.