Gestão de preservação de acervos bibliográficos

Horário: 08h - 12h
Número de vagas: 45

Ementa: Introdução à gestão de preservação de coleções bibliográficas. A importância da preservação no gerenciamento de coleções. Discussão sobre as etapas da gestão de preservação: definição da missão institucional, elaboração de políticas, definição de procedimentos, implantação de programas de preservação e de conservação. A importância da conservação preventiva em acervos bibliográficos.
Objetivo: Discutir os conceitos de preservação e os princípios da gestão de preservação aplicada ao gerenciamento dass coleções bibliográficas.
Conteúdos:
- Definições de preservação, conservação, conservação preventiva, restauração.
- Identificação do perfil e da missão institucional;
- Definição e características de uma política de preservação.
- Definição das rotinas e procedimentos de preservação.
- Programas de preservação: levantamento e análise de dados, diagnóstico, estabelecimento de prioridades, implantação do programa.
- Ações de conservação preventiva.
Metodologia e Recursos: Exposição dos conteúdos em Power Point, discussões a partir das experiências dos alunos.

Ministrante Silvana de Fátima Bojanoski.

Historiadora, Especialista em Conservação de Obras Sobre Papel pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Historia pela Universidade Estadual de Maringá. Atuou como conservadora-restauradora na Fundação Biblioteca Nacional, onde também ocupou o cargo de chefe do Centro de Conservação e Encadernação. Também desempenhou a função de Coordenadora do Programa de Preservação no Arquivo do Estado do Paraná e prestou consultoria nessa área para o Arquivo Municipal de Curitiba. Atualmente é professora da disciplina de Conservação e Restauro de Papel do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais da Universidade Federal de Pelotas.

Bibliografia indicada:
ATKINSON, Ross W. Seleção para preservação: uma abordagem materialística. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 34)
CHILD, Margaret. Considerações complementares sobre "Seleção para preservação: uma abordagem materialística". 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 35)
DROTT, C. Random Sampling: a tool for library research, in College & Research Libraries 30, march 1969, p. 119-125.
GARLICK, Karen. Planejamento de um programa eficaz de manutenção de acervos. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 32)
HAZEN, Dan. Desenvolvimento, gerenciamento e preservação de coleções. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 33)
HAZEN, Dan. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. Rio de Janeiro: Projeto de Conservação Preventiva em Bibliotecas. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 1997.
ICOM-CC. XV Conferência Trianual do International Council of Museums - Committee for Conservation (ICOM-CC). Terminología para definir la conservación del patrimonio cultural tangible. Nova Dheli, 2008. Disponivel em http://www.icom-cc.org/54/document/
terminology-to-characterize-the-conservation-of-tangible-cultural-heritage-spanish/?id=74 .
MERRILL-OLDHAM, Jan; SCOTT, Jutta Reed. Programa de planejamento de preservação: um manual para auto-instrução de bibliotecas. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 37)
OGDEN, Sherelyn (org.). Planejamento de Preservação. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 30).
OGDEN, Sherelyn (org.). Políticas de desenvolvimento de coleção e preservação. 2 ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos; Arquivo Nacional, 2001. (Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, 31)
SOUZA, Luiz Antonio Cruz; ROSADO, Alessandra; FRONER, Yaci-Ara. (Org.). Tópicos em conservação preventiva: 1. Roteiro de avaliação e diagnóstico de conservação preventiva. Belo Horizonte: LACICOR; EBA; UFMG, 2008. 43 p. Disponível no endereço http://patrimoniocultural.org/demu/pdf/caderno1.pdf. Acesso em 10/08/2011.
TAPOL, Benoit; GÓMEZ, Marisa. Médio siglo de Conservación Preventiva. Entrevista a Gaël de Guichen. Ge-Conservación, n.0, 2009. Disponível no endereço http://ge-iic.com/revista/download.php?f=3. Acesso em: 20/06/2011.