Instruções para submissão dos trabalhos




1 Informações Gerais

O SNBU 2012 contará com duas modalidades de apresentação de trabalhos originais com resultados parciais ou finais: comunicações orais e pôsteres. A avaliação das apresentações será feita pela submissão de trabalhos completos para as comunicações orais e de resumos expandidos para os pôsteres.

As submissões deverão observar as orientações a seguir:

a) toda a comunicação entre autores e a organização do Evento ocorrerá através desse sítio, incluindo a submissão dos trabalhos. No sítio do Evento estão disponíveis os campos de identificação e as instruções para o encaminhamento de arquivo eletrônico com o trabalho. Mensagens relacionadas ao status de avaliação do trabalho serão enviadas através do e-mail informado na ficha de inscrição do autor responsável pela submissão do mesmo;

b) não há limite de submissão de trabalhos por autor;

c) um dos autores do trabalho deverá obrigatoriamente se inscrever no Evento antes do envio do trabalho, mas poderá efetuar o pagamento após a divulgação da aprovação e deverá enviar o comprovante de pagamento até o dia 10/08/2012. Somente os trabalhos aprovados e com pelo menos um dos autores inscritos no Evento e com pagamento efetivado serão inseridos na programação e publicação dos anais;

d) um certificado de trabalho aceito será emitido para o conjunto dos autores;

e) o autor deverá submeter o trabalho nas opções existentes na ficha de inscrição. A Comissão Técnico-científica dará prioridade à forma de apresentação escolhida pelo autor, mas reserva-se o direito de alterá-la caso seja necessário;

f) os trabalhos que não estiverem em acordo com as Normas de Submissão do Evento serão automaticamente recusados.

2 PRAZOS

Data

Horário

Atividade

29/04/2012

24h00

Autor(es) envia(m) o resumo expandido para a sessão de pôsteres ou o trabalho completo para a comunicação oral.

27/05/2012

24h00

Avaliadores ad hoc finalizam as avaliações dos resumos expandidos e dos trabalhos completos.

16/06/2012

24h00

Comissão Técnico-Científica comunica aos autores o parecer sobre os resumos expandidos e os trabalhos completos.

24/06/2012

24h00

Autor(es) envia(m) a versão revisada do resumo expandido ou do trabalho completo.

30/06/2012

24h00

Comissão Técnico-Científica envia a versão revisada do resumo expandido ou do trabalho completo aos avaliadores ad hoc.

14/07/2012

24h00

Avaliadores ad hoc finalizam as avaliações dos trabalhos e as enviam à Comissão Técnico-Científica.

28/07/2012

24h00

Comissão Técnico-Científica comunica aos autores os trabalhos aceitos.

11/08/2012

24h00

Comissão Técnico-Científica divulga no site a relação dos trabalhos que constarão do Programa Oficial do Evento.

3 Submissão dos Trabalhos

3.1 Trabalhos completos para apresentação em comunicações orais

Os trabalhos completos elaborados para a apresentação na seção de comunicações orais devem contemplar as exigências das Normas de Apresentação Tabular do IBGE e das seguintes normas da ABNT:

  1. NBR 6022/2003- Artigo em publicação periódica científica impressa;

  2. NBR 6023/2002 – Referências;

  3. NBR 6024/2003- Numeração progressiva das seções de um documento;

  4. NBR 6028/2003 – Resumos;

  5. NBR 10520/2002- Citações em documentos.

3.1.1 Elementos

Os trabalhos completos devem incluir os seguintes elementos:

a) Resumo;

b) Palavras-chave;

c) Abstract;

d) Keywords;

e) Introdução: apresentar o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa e os objetivos do trabalho;

f) Revisão de literatura: apresentar as principais pesquisas publicadas sobre o(s) assunto(s) tratado(s) no trabalho, subsidiando a discussão dos resultados alcançados.

g) Materiais e Métodos: apresentar os materiais e métodos utilizados, tais como: método empregado, população e amostra, técnicas, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e procedimentos de análise;

h) Resultados Parciais/Finais: apresentar os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento;

i) Considerações Parciais/Finais: apresentar as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias;

j) Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto.

3.1.2 Formatação

  1. Extensão: de 8 a 15 páginas, incluindo a primeira página, tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto;

  2. Papel: a-4;

  3. Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, direita 2 cm, esquerda 3 cm;

  4. Editor de texto: word do office 97-2003 ou posterior;

  5. Fonte: arial;

  6. Espaçamento: simples;

  7. Título do trabalho: tamanho 14, caixa alta;

  8. Nome(s) do(s) autor(es): tamanho 13, negrito e itálico;

  9. Titulação e afiliação: tamanho 10;

  10. Títulos das seções primárias: tamanho 13;

  11. Textos/conteúdos: tamanho 12;

  12. Parágrafo: justificado;

  13. Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;

  14. Notas: devem ser colocadas no rodapé.

    Baixar Modelo do trabalho completo


3.1.3 Apresentação

Duraçâo da apresentaçâo:

O tempo de exposição será de 15 min e de 5 min para a realização dos debates.

Sobre o apresentador:

Apenas um do(s) autor(es) poderá efetuar a comunicação oral.

O apresentador deverá ser necessariamente um dos autores do trabalho, conforme indicado no sistema de submissão do Evento.

Caso exista alguma alteração na indicação do apresentador, a mesma deverá ser informada pelo responsável pela submissão, impreterivelmente, até o dia 10 de setembro de 2012. Essa data não poderá ser prorrogada, considerando a emissão dos certificados de apresentação dos trabalhos. Colisões de horário de apresentação advindas da mudança de apresentador não poderão ser solucionadas.

Formato do arquivo:

O arquivo com os slides da apresentação deverá ser entregue em formato PowerPoint 97-2003 ou posterior.

Entrega do arquivo:

Caso o apresentador utilize slides em sua apresentação, os arquivos deverão ser entregues na Secretaria do Evento até às 10h do dia de realização da sua sessão.

Recomendamos que os arquivos sejam entregues o quanto antes. A Secretaria do Evento já estará recebendo os arquivos a partir das 8h do dia 16 de setembro.

Confirmação de presença do apresentador:

No dia de sua sessão, o apresentador deverá comparecer na sala (2º pavimento) de sua apresentação às 13h 30min para assinar a lista de presença. O apresentador que não comparecer terá sua apresentação cancelada.

Horário de realização da apresentação:

As apresentações serão realizadas pontualmente no horário marcado. No caso de cancelamento da apresentação por não comparecimento do apresentador, a sessão será interrompida e reiniciada no horário marcado para a apresentação seguinte.

O horário da apresentação ocorrerá conforme indicado em: http://www.eventweb.com.br/snbu2012/home-event/choose-schedule-type.php

Destacamos a importância dessas providências a fim de evitar o atraso ou troca de horário das apresentações e de possibilitar que todos os participantes assistam às sessões conforme seu planejamento.

Os certificados de autoria e apresentação estarão disponíveis eletronicamente no Sistema.

3.2 Resumos expandidos para apresentação em pôsteres

Os resumos expandidos elaborados para a apresentação na seção de pôsteres devem contemplar as exigências das Normas de Apresentação Tabular do IBGE e das seguintes normas da ABNT:

  1. NBR 6022/2003- Artigo em publicação periódica científica impressa (aplicada SOMENTE para a apresentação de ilustrações);

  2. NBR 6023/2002 – Referências.

  3. NBR 6024/2003- Numeração progressiva das seções de um documento;

  4. NBR 6028/2003 – Resumos;

  5. NBR 10520/2002- Citações em documentos.

3.2.1 Elementos

Os resumos expandidos devem incluir os seguintes elementos:

a) Introdução: apresentar de forma sucinta o tema abordado, a questão, o problema, a justificativa, os objetivos do trabalho e as principais pesquisas publicadas sobre o(s) assunto(s);

b) Materiais e Métodos: apresentar de forma sucinta os materiais e métodos utilizados, tais como: método empregado, população e amostra, técnicas, instrumentos e procedimentos de coleta de dados e procedimentos de análise;

c) Resultados Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta os resultados pretendidos e/ou obtidos até o momento;

d) Considerações Parciais/Finais: apresentar de forma sucinta as reflexões realizadas até o momento, os aspectos relevantes sobre o trabalho e as recomendações que se façam necessárias;

e) Referências: apresentar os trabalhos dos autores citados no texto.

3.2.2 Formatação

  1. Extensão: até 1.000 palavras;

  2. Papel: a-4;

  3. Margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, direita 2 cm, esquerda 3 cm;

  4. Editor de texto: word do office 97-2003 ou posterior;

  5. Fonte: arial;

  6. Espaçamento: simples;

  7. Título do trabalho: tamanho 14, caixa alta;

  8. Nome(s) do(s) autor(es): tamanho 13, negrito e itálico;

  9. Titulação e afiliação: tamanho 10;

  10. Títulos das seções primárias: tamanho 13;

  11. Textos/conteúdos: tamanho 12;

  12. Parágrafo: justificado;

  13. Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;

  14. Notas: devem ser colocadas no rodapé.

    Baixar Modelo do Resumo expandido


3.2.3 Apresentação

Característica do pôster O pôster será em formato digital, arquivo.ppt (PowerPoint 97-2003 ou posterior), com, no máximo, 5 (cinco) slides.

O pôster deverá ser auto-explicativo, contendo no primeiro slide: nome do evento; título do trabalho; nome(s) do(s) autor(es), por extenso; nome e sigla da instituição de origem; nome da cidade, do estado, do país e seus respectivos endereços eletrônicos.

Duração da projeção do pôster

A projeção durará 30 minutos, dando oportunidade para os autores dos resumos expandidos interagirem com os interessados em sua contribuição.

Sobre o apresentador:

O apresentador deverá ser necessariamente um dos autores do trabalho, conforme indicado no sistema de submissão do Evento.

O apresentador do pôster ficará ao lado de seu trabalho enquanto ele estiver sendo projetado, dando oportunidade para os autores dos resumos expandidos interagirem com os interessados em sua contribuição.

Caso exista alguma alteração na indicação do apresentador, a mesma deverá ser informada pelo responsável pela submissão, impreterivelmente, até o dia 10 de setembro de 2012. Essa data não poderá ser prorrogada, considerando a emissão dos certificados de apresentação dos trabalhos. Colisões de horário de apresentação advindas da mudança de apresentador não poderão ser solucionadas.

Entrega do arquivo:

O arquivo com os slides deve ser entregue na Secretaria do Evento até as 10h do dia de realização da sua sessão. A Secretaria receberá os arquivos a partir do primeiro dia do Evento. Recomendamos que os autores entreguem seu arquivo tão logo quanto possível.

Recomendamos que os arquivos sejam entregues o quanto antes. A Secretaria do Evento já estará recebendo os arquivos a partir das 8h do dia 16 de setembro.

Confirmação de presença do apresentador:

No dia de sua sessão, o apresentador deverá comparecer no local de sua apresentação(1º pavimento) às 13h 30min para assinar a lista de presença. O apresentador que não comparecer terá sua apresentação cancelada.

Horário de realização da apresentação:

As apresentações serão realizadas pontualmente no horário marcado.

O horário da apresentação ocorrerá conforme indicado em: http://www.eventweb.com.br/snbu2012/home-event/choose-schedule-type.php

Destacamos a importância dessas providências a fim de evitar o atraso ou troca de horário das apresentações e de possibilitar que todos os participantes assistam às sessões conforme seu planejamento.

Os certificados de autoria e apresentação estarão disponíveis eletronicamente no Sistema.