Os psicodélicos poderiam se tornar mais seguros se legalizados?

Especialistas na área antecipam que alguns psicodélicos podem se tornar totalmente legalizados, comprar psilocybe cubensis 10g vai se tornar muito mais comum do que comprar pão na padaria – para uso médico, sob supervisão – nos próximos anos, especificamente psilocibina e MDMA (ecstasy). 

Alguns formuladores de políticas e especialistas em saúde pública acreditam que a segurança desses psicodélicos seria aumentada se fossem descriminalizados e se seu cultivo e produção fossem monitorados e regulamentados. Pelo menos um estado (Oregon) e muitas cidades do país descriminalizaram os psicodélicos em nível local.

Alguns defensores da descriminalização estão ansiosos por um produto mais seguro e um acesso mais amplo que pode incluir não ter que consultar um profissional médico para obter uma receita ou estar sob supervisão médica ao usar psicodélicos. 

Os céticos temem que o acesso descontrolado a essas drogas possa afetar pacientes com doenças mentais ou até precipitar doenças mentais, como psicose, em pessoas vulneráveis.

É importante mencionar que o uso de todas as drogas psicodélicas deve ser feito com o máximo cuidado – se for usado – em pacientes com doenças mentais graves, como esquizofrenia ou transtorno bipolar. Por razões de segurança, esses pacientes são normalmente excluídos de estudos envolvendo drogas psicodélicas.

>> psilocybe cubensis

Evidências para microdosagem de psicodélicos são mistas

Microdosagem funciona? Em suma, o júri ainda está fora. Alguns estudos indicam um benefício muito real e significativo da microdosagem, enquanto outros são muito menos convincentes e mostram pouco ou nenhum benefício. 

Um estudo recente usou um desenho observacional naturalístico para estudar 953 microdosadores de psilocibina em comparação com 180 participantes sem dosagem por 30 dias e encontrou “melhorias de pequeno a médio porte no humor e na saúde mental que foram geralmente consistentes em gênero, idade e presença de transtorno mental”. preocupações com a saúde.” 

Este estudo e outros semelhantes parecem confirmar muitos relatos anedóticos de pessoas que juram pelos benefícios que experimentaram com a microdosagem.

Leia + Como usar psilocybe cubensis

Outros estudos sobre microdosagem são bem menos impressionantes. Em um exemplo, os pesquisadores conduziram um estudo randomizado controlado, que representa o tipo mais forte de evidência porque elimina o efeito placebo. 

Os pesquisadores pegaram 34 pacientes e randomizaram metade deles para receber psilocibina e metade para placebo. Embora houvesse alguns efeitos subjetivos intrigantes (as pessoas se sentiammais felizes e criativos) e até mesmo algumas mudanças nas ondas cerebrais registradas em uma máquina de EEG, eles concluíram que os cogumelos de psilocibina de baixa dose não mostraram evidências objetivas de melhorias na criatividade, bem-estar e função cognitiva. 

Estudos como este apóiam a hipótese de que o efeito que as pessoas recebem dos psicodélicos nessas doses subperceptivas é principalmente um efeito de expectativa e que é necessário consumir uma dosagem mais alta para receber um benefício terapêutico.

>> miniaturas para pintar

Microdose ou não microdose?

Embora qualquer decisão médica ou de estilo de vida seja uma escolha individual (supondo que não esteja prejudicando outras pessoas), eu recomendo fortemente que você fale com seu médico para explorar sua decisão de tomar psicodélicos e ver se há algum motivo médico para você seja cauteloso ou evite essas drogas. 

É fundamental prestar atenção à legalidade e à qualidade do seu produto – você provavelmente não pode correr riscos legais e certamente não pode se envenenar.

Por fim, é importante entender que ainda não há provas definitivas de que a microdosagem seja útil ou mesmo segura a longo prazo. 

Com esses pontos em mente, é justo dizer que as drogas psicodélicas estão se tornando mais bem compreendidas e estão passando por um ressurgimento de pesquisas e um uso mais amplamente aceito.

Leia + O QUE É PSILOCIBINA?